Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Correio do povo divulga projeto Troque-Ganhe e A jude e Álbum de figurinhas



Educação ambiental com dose de diversão em Jaraguá

A cada 15 dias, alunos da Escola Anna Towe Nagel trocam lixo por 10 figurinhas para completar álbum.
Bruna Borgheti
Publicado 09/06/2011 às 07:00:00 - Atualizado em 08/06/2011 às 20:33:47



Alunos de escola de Jaraguá trocam lixo por figurinha. (Foto: Eduardo Montecino)

O início das aulas, em qualquer escola, é naturalmente um momento de muita agitação. Em quartas-feiras alternadas, no entanto, a usual confusão de alunos entrando nas salas de aula da Escola Anna Towe Nagel, no Água Verde, é substituída por um momento de ainda mais descontração. Às 7h30 e às 13h, alunos do pré-escolar ao 9º ano se organizam em filas para entregar à professora Maria Inês Peracchi sacolas cheias de lixo reciclável, que serão entregues a uma empresa especializada.

Para alunos como Vitor Henrique de Oliveira a ação já é algo que faz parte do dia a dia há muito tempo – mas a empolgação destes é a mesma de quem aprendeu a reciclar só em 2007, quando a Escola começou uma campanha anual que oferece novas trocas aos alunos todo ano. “Antes de reciclar aqui, eu já fazia em casa. Aprendi com meus pais e ensinei para os meus avós e o resto da família. Agora trago pra cá o lixo da minha casa e da deles também”, conta Henrique, que estuda no 6º ano e sabe o que significa consciência ambiental desde muito antes de seus 11 anos.

A escola já promoveu trocas de lixo reciclável por mudas de árvores, brinquedos feitos com o material reciclável e os livros do projeto Livro Livre. Este ano, Jéferson Maciel Breganholi, que estuda no Instituto Federal (IF-SC) e faz estágio na escola por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), propôs a criação de um livro de figurinhas de astronomia.

PREMIAÇÃO

“Entregamos 500 álbuns até agora e 850 alunos participam ao todo. Procuramos sempre dar um fôlego novo, e dessa vez aproveitamos para ensinar astronomia”, explica a diretora da instituição, Eliane Maria Avi da Silva. A coleta é aberta a toda a comunidade, mas os alunos que participam da troca precisam trazer pelo menos dois quilos de lixo reciclável, que trocam por 10 figurinhas para completar o álbum. “São 100 ao todo, e até novembro, o álbum fica completo. Ainda estamos planejando uma premiação para aqueles que conseguirem completar mais rápido”, conta Maria Inês Peracchi, que ensina ciências. A cada mês, arrecada-se pelo menos 1,2 tonelada de lixo. Em 2010, esse valor chegou a 22 toneladas.

Nenhum comentário: