Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto Eratóstenes - 2011

Vamos reproduzir o experimento histórico do Grego Eratóstenes, que há mais de 2000 anos atrás calculou o raio da terra com muita precisão para a época, e de forma simples.
Este projeto internacional visa resgatar este procedimento histórico, envolvendo alunos e professores da Educação Básica, Clubes de Astronomia ou grupos, em atividades de socialização e motivação ao aprendizado da Ciência, através da utilização das tecnologias de informação e comunicação.
Eratóstenes mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria (igualdade entre ângulos) e Astronomia (estações do ano). Reproduziremos este experimento de maneira semelhante ao método original utilizado por Eratóstenes, em parceria com outras escolas e grupos localizados no Brasil e em outros países da América Latina.
Para calcular o raio terrestre, são necessárias, ao menos, duas escolas que irão realizar as medidas preferencialmente ao mesmo tempo e com os mesmos materiais.

As medições serão realizadas usando basicamente a sombra de uma haste vertical (aprumada) em relação ao plano do solo (ou outra base nivelada), e deverão ocorrer em uma data específica, e em um horário específico.
No vídeo a história de Eratóstenes

Um comentário:

Geográfica disse...

Um com certeza vou acompanhar e aprender por aqui, valeu