Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

XIV EREA

O "XIV Encontro Regional de Astronomia" foi um sucesso, agradeço a todas as pessoas que de uma maneira ou outra contribuíram para que o evento ocorresse, mas especialmente a Leila que não mediu esforços para que tudo ficasse perfeito.
Fomos "notícia" em vários jornais.
Colegas da Secretaria que apoiaram o evento. Obrigada!

Professora Cristina e professor Germano (charás de meus pais)


Oficina Astronomia - EMEF "Anna Töwe Nagel"



EDUCAÇÃO
Astronomia sem complicação

Novas descobertas e teorias sobre o universo serão discutidos de hoje até sábado por professores de ciências, geografia, física e química durante o primeiro Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Jaraguá do Sul. Eles também vão conhecer métodos que facilitem os estudo dessa ciência.

A idealizadora do projeto, a professora Maria Inês Paracchi ressalta que a astronomia é uma ciência que estimula o conhecimento sobre física e matemática. “Essa ciência faz as pessoas olharem mais para o céu e desmistifica o bicho-papão que muitos acham que é a física, por exemplo”, diz .

Estagiários do curso de licenciatura em física do IFC Jeferson Maciel Breganholi e Gilson Wurz ajudaram alunos da Escola Ana Töwe Nagel a fazer um painel para o Erea. Os alunos Débora Paula, Adriano Schwirkowski Filho e Makaella Cavanhol produziram planetas com jornais. “Eu me interessei pela astronomia assistindo a programas na TV. Depois, comprei uma luneta para apreciar o céu e isso me despertou para a física. A astronomia envolve também história, sociologia e geografia”, conta Wurz.
(AN - 10-03-2011)



Galileu ainda faz escola
Em 1610, o físico Galileu Galilei aproximou a humanidade do universo ao aprimorar o telescópio, aumentando em 30 vezes a capacidade do instrumento para observar o universo. O equipamento ainda é a principal referência para a visualização de astros e planetas. Passados 400 anos, 150 professores de geografia, ciências e física de escolas públicas e particulares do Vale do Itapocu voltaram a praticar os ensinamentos de Galileu ao aprender a montar uma luneta.

Eles participam do Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea). O evento, que termina amanhã, ocorre no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Na programação, palestras, oficinas e sessões de observação astronômica. A organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vai divulgar detalhes do evento que ocorre em maio. Um dos objetivos do Erea é estimular professores a inscrever os trabalhos dos alunos no OBA.

A organização da OBA distribuiu ontem lunetas para 96 escolas. Elas serão usadas para estimular os alunos a conhecerem mais sobre o universo. “Vai ajudar a aproximar os estudantes do que eles aprendem nos livros”, destacou a coordenadora do Erea, Maria Inês Paracchi, 51 anos.

(AN 11-03-2011)



INSTITUTO FEDERAL DE SC RECEBE PARA O ENCONTRO DE ASTRONOMIA
Professores de Ciências, Geografia e Física dos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, doutores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), astrônomo do Museu da Amazônia (Musa) e servidores da Secretaria Municipal da Educação participaram na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Jaraguá do Sul – da abertura do 14º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea). Cerca de 150 profissionais participarão, até sábado (12), de palestras, oficinas e observações astronômicas. A programação inclui lançamento de foguetes artesanais, que acontece no final da manhã do último dia do evento, na Arena Jaraguá. Cada escola participante do Erea receberá uma luneta Galileoscope, fornecida pelo Governo Federal. “Esse encontro serve para corrigir alguns erros conceituais escritos em livros. Queremos que a Astronomia se torne mais palpável para professores e estudantes. Hoje à tarde, por exemplo, teremos uma oficina em que os participantes terão nas mãos um balão representando vários planetas. Será feita uma comparação do tamanho desses planetas com a grandiosidade do sol. Em outro momento, montaremos uma luneta junto com os professores, prestando informações de manuseio. O evento também serve para incentivarmos as escolas a participarem da 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece no dia 13 de maio, em instituições de ensino de todo o Brasil”, afirma um dos palestrantes do Erea, doutor João Batista Garcia Canalle, da UERJ.
Jornal Absoluto


O Regional
10 de Março de 2011



Oficinas marcam encontro de astronomia

O objetivo do evento é oferecer educação continuada nesta área aos profissionais das redes de ensino municipal, estadual e particular do Vale do Itapocu

Carolina Carradore

O objetivo do evento é oferecer educação continuada nesta área aos profissionais

O objetivo do evento é oferecer educação continuada nesta área aos profissionais / Foto: Divulgação

Confirmar detalhes do sistema solar, desenhar a órbita do Planeta e descobrir que ele é quase circular. Lançar um foguete espacial da maneira mais simples possível e dar asas à imaginação. É nessa linha, que as oficinas são apresentadas no 14º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), aberto hoje (10/03). O evento segue até sábado (12/03), na sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus de Jaraguá do Sul.

O objetivo do evento é oferecer educação continuada nesta área aos profissionais das redes de ensino municipal, estadual e particular do Vale do Itapocu, especialmente aos professores de ciências, geografia e física. A abertura contou com a presença do presidente da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OAB), João Batista Garcia Canalle, que participou da montagem e uso do galileoscópio, uma luneta semelhante do objeto usado por Galileu Galilei físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, que teve importante papel na revolução científica, no século XVII.

Na programação do Erea constam seis palestras, nove oficinas e sessão de observação astronômica. Durante as atividades, integrantes da comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – evento que acontece em maio em várias escolas brasileiras -, doará uma luneta galileoscópio para cada unidade escolar participante. “Queremos que nossos professores adquiram métodos de aprendizagem que possam repassar esse assunto de uma maneira mais clara e interativa na sala de aula. A astronomia, por si só, já é uma área que desperta curiosidade nos estudantes”, informa a diretora do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, Sirley Maria Schappo.

Nenhum comentário: