Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2010

ASTRONOMIA!
A mais antiga das ciências que permite resgatar a dimensão de CIDADÃO DO COSMOS que somos e que nos foi negada pela ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
No ano de 2009 comemoramos os 400 anos do uso do TELESCÓPIO. O uso do telescópio inaugurou a ciência moderna mediada pelo uso de instrumentos e início ao desenvolvimento tecnológico.
A Astronomia é uma ciência que fascina e contribui para a compreensão do mundo.
O UNIVERSO é formado por inúmeras galáxias. Nós pertencemos a VIA LÁCTEA, que significa "Caminho do leite" e tem formato espiral
Este plano de aula foi desenvolvido com os alunos do 6º ano 03. Com o objetivo de motivação inicial foi apresentado o filme "O CÉU DE OUTUBRO"
Após fazerem a análise do filme, os alunos elaboraram questões para pesquisar na internet e em livros. Fizeram as pesquisas e apresentaram oralmente na sala de aula. As pesquisas foram relacionadas a planetas, constelações, foguetes e satélites.
Foram realizadas atividades práticas para facilitar a compreensão da grandiosidade do Universo
1ª- Visualização das distâncias médias dos Planetas ao Sol.
Esta atividade foi realizada com auxílio da professora de artes Anelise. Os alunos montaram uma tira de papel de 7cm x 6m. A escala utilizada foi de 10 milhões de km = 1 cm.
Com esta atividade o aluno consegue ter uma visão exata da distribuição das distâncias médias dos Planetas ao Sol.
2ª-Comparação dos volumes da Terra e da Lua.
Sabendo-se que o diâmetro da Terra é 12.756Km e da lua é 3.476 km reduziu-se ambos pela mesma proporção de tal forma que a Terra ficou com 15 cm de diâmetro e a lua 4,1 cm.
3ª- A Terra como um grão de pimenta.
Reduziu-se as distâncias e o tamanho do Sol e Planetas numa escala de 6000Km = 1 mm.
Esta atividade foi empolgante pois foi realizada na rua ao lado da escola.
Para representar o Sol utilizou-se uma bola de 230 mm de diâmetro.
Para os planetas:
- Terra e Vênus - um grão de pimenta
- Mercúrio e Marte - um grão de coentro
- Júpiter - noz
- Saturno -avelã
- Urano e Netuno - amendoim
No período vespertino, os alunos apresentaram esta atividade para os alunos do 3º ao 5 ano
4ª- Identificação das constelações.
Para identificar as constelações utilizou-se o software gratuito Stellarium. Foi dado ênfase as constelações do Cruzeiro do Sul e Órion, a estrela Sírius e os planetas visíveis no mês de abril de 2010. Após os alunos observaram o céu noturno e identificaram as constelações e planetas.
5ª- Para encerrar o assunto astronomia os alunos elaboraram "tirinhas" usando programa hagaQuê.

Nenhum comentário: